Sencha Touch 2 + Xcode + PhoneGap – Parte 1

Sencha Touch é o primeiro framework que reune os pradrões HTML5, CSS3 e JavaScript para criar aplicativos móveis. Ele permite que desenvolvedores de software construam projetos que utilizam componentes nativos de plataformas como iPhone, Android e BlackBerry sem obrigatóriamente conhecer as linguagens Objective-C e Java.

O framework disponibiliza uma extensa biblioteca de widgets, diversos efeitos de transições CSS, além de ter uma interface amigável e intuitiva. Através do HTML5 é possível construir componentes que utilizam áudio e vídeo, e persistir dados offline com o localStorage.

Em termos de performance existe diferença entre os dispositivos iOS e Android, haja vista que o hardware da Apple conta com uma GPU que roda o Safari com o modo de aceleração GPU habilitado. A maioria dos dispositivos Android não contam com GPUs dedicadas, e por consequência não compilam o WebKit com este modo de aceleração habilitado. Usuários Android terão melhor experiência em celulares com poder computacional mais elevado.

O framework é impressionante e fácil de ser utilizado, mas o que mais me chamou a atenção foi a documentação no site. Como desenvolvedor confesso que não lembro de ter visto uma documentação tão completa como a do Sencha. O nível de detalhes e informações disponibilizadas são de surpreender qualquer desenvolvedor. O fórum oficial é bem movimentado e as dúvidas postadas lá geralmente são respondidas por engenheiros, arquitetos e desenvolvedores do próprio framework.

Vamos precisar de:

Criando o projeto

Com o Xcode aberto clique em File –> New –> Project. Escolha a seguinte opção:

Clique em Next. Escolha um nome para a projeto:

Clique em Next.

Escolha o diretório onde o projeto será criado. No meu caso eu criei uma pasta com o nome de ios_development dentro de Documents. É nesta pasta que coloco meus projetos:

Neste ponto o projeto foi criado pelo Xcode no diretório escolhido.

Pelo Finder abra o projeto criado (apenas para entender melhor):

Escolha iPhone 5.1 Simulator e clique no botão Run:

O simulator será iniciado com a seguinte mensagem:

Abra o Finder novamente e perceba que uma pasta com o nome de www foi criada dentro do nosso projeto:

Pelo Finder, arraste a pasta www que foi criada para cima do nosso projeto PrimeiroProjeto. Isso mesmo! Arrastar do Finder para o Xcode:

Marque a opção Create folder references for any added folders:

Clique em Finish.

Agora temos a lib do PhoneGap dentro do nosso projeto. Clique em Run novamente.

Pronto!

Agora que temos tudo configurado e rodando no Xcode podemos partir para a segunda parte do tutorial que adiciona o Sencha Touch 2 no projeto.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s