Oracle Certified Java Associate (OCJA) Certification


A certificação que antes tinha a sigla SCJA, passou a se chamada de OCJA logo depois que a Oracle comprou a SUN. Eles decidiram mudar o nome das certificações por questões de padronização.

A ideia do exame consiste em estabelecer um ponto de entrada em desenvolvimento de aplicações ou gerenciamento de projetos de softwares utilizando a plataforma Java.

Achei interessante o conteúdo cobrado na prova e resolvi estudar. O teste verifica se o candito tem conhecimento básico em programação orientada a objetos, UML, linguagem de programação Java e o conhecimento geral de plataformas e tecnologias Java.

Marquei o exame para fazer na Impacta na parte da manhã. O exame foi relativamente simples, se o candidato estiver preparado não tem muito segredo. O exame SCJP é com certeza mais complexo e trabalhoso, então quem já tem essa certificação vai achar a OCJA mais fácil.

Com certeza vale a pena tirar a certificação OCJA, pois a maior parte do conteúdo cobrado é de extrema relevância para profissionais que atuam de alguma forma na plataforma Java.


2 Comentários on “Oracle Certified Java Associate (OCJA) Certification”

  1. tusted disse:

    Legal, estou querendo tirar esse certificado final do ano agora. Você realizou a prova em qual idioma? Parece que o idioma Português(Brasil) não é muito recomendado, por motivos de tradução de alguns termos técnicos que estamos familiarizados em inglês.
    Você acha que da pra tirar uma nota boa, apenas com estudo em casa?
    Eu já possuo conhecimento em Java SE, mas não conheço todos os recursos oferecidos pela linguagem, como você se preparou pra prova?
    Meu objetivo é tirar o certificado de Web Developer, obrigatoriamente eu tenho que tirar esse certificado (Associate) primeiro?

    Desculpe pelas perguntas, agradeço se puder responde-las.
    Obrigado

    • Sérgio Fantin disse:

      Olá Eduardo,

      que bom que está animado para tirar a certificação OCJA. Ela vai de dar uma boa ideia sobre a plataforma Java de uma forma mais macro.

      Recomendo que faça a prova em inglês.🙂

      Estudei pelo livro (http://www.amazon.com/Certified-Associate-Study-CX-310-019-Certification/dp/0071490035/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1320367831&sr=1-1) e foi bem tranquilo. A prova é bem direta e sem tantas pegadinhas.

      A prova de Associate não tem pré-requisitos, porém para tirar a certificação de Web Developer você precisa tirar a de Programador antes. É uma ótima ideia ir se preparando para ela para depois se preocupar com a prova de Web. O conteúdo da prova de programador é um pouco pesado. Eu fiz muito simulado na época e passei na primeira tentativa.

      Li o livro JSP & Sevlets como preparação para tirar a certificação de Web Developer, mas acabei mudando de ideia. Quem sabe daqui uns meses eu não tente novamente?! O livro é excelente!

      Bons estudos!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s