JSF – Tutorial RichFaces + Hibernate + MySQL – CRUD completo (parte 1)

Esta é a primeira parte da nossa aplicação JSF completa utilizando RichFaces + Hibernate + MySQL na prática. Pretendo criar uma aplicação simples e ao mesmo tempo prática ilustrando situações do dia-a-dia. Utilizarei o Eclipse e o servlet contêiner Tomcat.

A aplicação é baseada em um cadastro de pessoas onde o usuário terá acesso a operações de Create/Retrieve/Update/Delete. Utilizarei máscaras, conversores, validadores e componentes com suporte a AJAX(RichFaces), CSS entre outros.

Versões utilizadas

  • Eclipse 3.4.1
  • JDK 1.6
  • Tomcat 6.0.18
  • MyFaces 1.2.5
  • RichFaces 3.3.1
  • Hibernate Annotations 3.4.0
  • Hibernate 3.3.1
  • MySQL 5
  • JUnit 4.5
  • Caelum Stella 1.2
  • MySQL Query Browser 1.2

Estrutura inicial do projeto

estrutura

Importando o projeto

  1. Baixe o projeto >>aqui<<;
  2. Descompacte o projeto no seu workspace;
  3. No Eclipse vá em: File –> Import –> General – Existing Projects into Workspace –> Next –> Selecione o projeto descompactado no workspace –> Finish.

Resultado

cadastro

Continuarei o próximo post desenvolvendo a camada de persistência da aplicação. Até o próximo post!


17 Comentários on “JSF – Tutorial RichFaces + Hibernate + MySQL – CRUD completo (parte 1)”

  1. Depois de um mês resolvi ver todo o tutorial e começando! Início light.

  2. Iara disse:

    Oi..estou iniciando em jsf…seguir os passoas acima.
    Mas quando abro as classes no eclipse aparecem com erros nos imports e no tipo Long.
    O que eu faço para corrigir isso?

  3. Denis disse:

    Excelente material.

    Seria interessante ter uma “versao para impressao” ou “pdf” – para fazer download do artigo+material.

    Grato,
    Denis dos Santos Silva

  4. Diego N unes disse:

    Excelente para quem está começando

    • serjaumfantin disse:

      Obrigado, Diego!

      A idéia é exatamente essa.

      Abraços…

      • Elias disse:

        Ola Sergio blzz
        Uma duvida?

        A cada parte do CRUD tem um link para baixar o projeto, Totalizando 6 parte.
        Cada link referente, faz parte do mesmo projeto??? Ou cada link para download, refere-se ao mesmo projeto???

      • Sérgio Fantin disse:

        Olá Elias,

        cada parte do CRUD tem um link para um novo projeto, pois ele vai amadurecendo a cada post.

        Separei dessa forma para ficar mais didático.🙂

        Se quiser baixar o CRUD completo, baixe a última parte.

        Abraços…

  5. Arthur disse:

    Achei muito massa o material, já baixei tudo aqui, até a parte final. Parabéns. Minha pergunta é saber se teria como fazer o mesmo crud utilizando o Flash Builder 4 (versão nova do Flex) com o BlazeDS e o MySql mesmo (eu estou tentando fazer com PostgreSQL, mas a luta ainda não terminou…rs).

  6. Juscimar de Sousa disse:

    Oi…segui os passos mas, quando fui colocar o projeto no Eclipse estava faltando bibliotecas e fiquei sem saber quais colocar poderia disponibilizá-las para testar?

  7. Amos Figueira disse:

    parabens muito bom sou um cara novato no mundo jsf, so de olhar para o código despertou-me a vontade de aprender mais.

  8. regisnv disse:

    Boa tarde Sérgio. Gostaria de saber se é possível fazer este projeto em três horas. Eh que fiz um teste. E esse foi o tempo que eles me deram para fazê-lo. Gostaria de saber sua opinião. Grato desde já.

    • Sérgio Fantin disse:

      Olá Regis,

      vai depender muito da sua experiência com o framework.

      Entre em contato no meu email pessoal para conversarmos.

      Abraços

      • regisnv disse:

        Grato pelo rápido retorno. Você tem razão, preciso estudar mais. Este seu tutorial vai me ajudar bastante. Vou ver como você fez e efetuar as correções necessárias na minha aplicação. Assim fico mais treinado para as próximas. Grato.

      • Sérgio Fantin disse:

        De nada, Regis!

        Dica: cadastre-se no JavaServer Faces Group. Lá o pessoal (inclusive eu) lhe ajudará com as dúvidas de JSF.

        Link: https://groups.google.com/d/forum/javasf

        Abraços

  9. regisnv disse:

    Estou seguindo seu material, mas queria uma ajuda com relação ao entendimento. Você saberia me indicar uma fonte para entendimento de: generics, faces-config.xml, web.xml. Na verdade o que eu quero é, pelo menos em linhas gerais, entender o que estou escrevendo e, principalmente, o porquê de estar escrevendo. Peço desculpas se não me fiz claro. Desde já, agradeço. Regis.


Deixe uma resposta

